A Sé Velha, onde arte, religião e história caminham lado a lado.

Um dos lugares de maior interesse para o visitante de Coimbra é a Sé Velha. Esta tem uma fachada imponente. Sua beleza é singular, consistindo na única catedral românica de Portugal, que permanece intacta,hoje em diante, apesar de datar da época da Reconquista.Esse fato merece destaque e atrai estudiosos e historiadores de todo mundo, visto que outras catedrais da fase Afonsina foram mudadas e atualmente já não conservam mais seu caráter românico.
Disse anteriormente que sua aparência se destaca, pois ela lembra um castelo, para aqueles, que a olham do lado de fora. Sua fachada do lado oeste tem um tipo de torre central projetada, com um portal, o qual é ricamente decorado com motivos românicos de influência árabe. Do lado norte, sua fachada é em estilo renascentista. No lado leste, observa-se o arco principal em estilo românico e o no lado sul há modificações, num estilo renascentista.
Vale à pena visitar esse lugar tão tradicional da cidade, um marco na arquitetura local, repleto de história e beleza.
Para os amantes das artes, uma das coisas que mais chama a atenção ao se depararem com essa grandiosa catedral são os capitéis, esculpidos, revelando formas geométricas entrelaçadas e vegetalistas, também com influência árabe. Uma curiosidade é que não há formas humanas, tão comum nas maioria das catedrais, assim como cenas da bíblia também não foram retratadas.
O bispo D.Jorge de Almeida contribui muito para sua decoração, e isso aconteceu na passagem do século XV para o XVI. Suas nave e paredes foram azulejadas em estilo hispano-árabe. Entretanto, em sua visita, você não poderá ver todos eles, pois muitos foram retirados em uma reforma anterior, só permanecendo alguns trechos.
Outro diferencial, que merece ser mencionado aqui, em virtude de sua beleza e riqueza de detalhes, é o retábulo-mor, cuja construção data de 1498 e 1502, feito em estilo gótico. Há um painel com a virgem Maria e Jesus esculpidos, que chama a atenção por sua grandiosidade. Só para você ter uma ideia, ele ocupa, quase todo o espaço, e quando entramos na capela mor românica nos surpreendemos, com tanta beleza. Pode-se dizer que Coimbra tem o melhor retábulo de Portugal.
Caso você tenha a oportunidade de ver as fotos da Sé Velha, com certeza ficará tão maravilhado, que não se esquecerá de incluí-la em seu roteiro de viagem.
A Sé Velha é com certeza um marco turístico de Portugal, que Coimbra lhe oferece, como uma das melhores opções de passeio. A sua construção teve início após a Batalha de Ourique, e essa data de 1139, ano que Afonso Henriques foi declarado rei de Portugal e optou por Coimbra para ser a capital de seu reino.