Portugal dos Pequenitos, diversão com sabor de história.

Em sua ida a Coimbra, não deixe de visitar o parque temático Portugal dos Pequenitos. Se você tiver filhos, este parque com certeza é uma parada obrigatória, mas mesmo que não os tenha, vale a pena conferir. Há diversos relatos de adultos que se deliciaram  por lá, entrando no universo lúdico das crianças.

Portugal dos Pequenitos é na verdade como se fosse uma pequena nação de casinhas minúsculas para pessoas de uma estatura muito baixa, isso porque ele foi construído tendo em mente as crianças, que são reverenciadas em moradias e monumento feitos sob medida para elas.Entrar nas casas e explorá-las por dentro, fazem parte do conjunto de brincadeiras  que  as crianças  não  dispensam quando estão por lá.

Situado no Largo do Rossio de Santa Clara em Coimbra, foi construído buscando enaltecer a arquitetura do final da década de 1930 e início de 1940, época do Império Português.Assim, além de encorajar as brincadeiras infantis é também um espaço pedagógico, onde o espírito nacionalista  do povo português está fortemente presente.

O parque recebe uma quantidade  muito grande de visitantes por ano, por volta de 400 mil, e isso vem acontecendo desde sua inauguração em junho de 1940.

Acredito que não são muitos os brasileiros que o conhecem, por essa razão resolvi escrever sobre mais esse encanto de Coimbra, para mostrar-lhes, o que estão perdendo.

Com uma arquitetura realmente representativa da época, pode-se dizer que ele é um dos parques infantis  mais visitados de Portugal.Sua construção data de 1938 e já naquela época a idéia era apresentar as crianças um país real, com uma arquitetura belíssima e verdadeira, ainda que num conjunto de casas e monumentos feitos para se adequarem ao tamanho das mesmas.

A primeira parte deste parque enfatiza as casas, pomares, hortas, jardins das aldeias, como por exemplo de Trás-os Montes e Minho.Aqui somos introduzidos a um Portugal rural , bucólico daquela época.A segunda parte nos mostra com mais detalhe a área monumental, em toda a sua exuberância, com monumentos de Norte a  Sul, retratados da maneira mais fiel possível. E por fim a terceira parte, que foi concluída em 1950, essa não só enaltece o povo português, mas até o nosso Brasil é aí homenageado.Essa parte mostra os costumes, a língua e a religião das províncias ultramarinas africanas, do Brasil, de Macau e de Timor.Também podemos ver monumentos e vegetação típica destes lugares.

Como você já deve ter percebido, esse passeio é rico em tradição, conhecimento e história. Você trilhará caminhos que fazem parte do sonho de qualquer criança, numa realidade que vale a  pena vivenciar.Além disso, você terá oportunidade de aprender muito sobre a cultura dos portugueses e entender muito mais da alma dos mesmos.Para as crianças, é muito mais do que uma aula de história, é mergulhar em conhecimentos disfarçados por fantasias do universo infantil.

Caso você esteja curiosa para saber o preço da entrada, posso te dizer que os preços são razoáveis. Crianças até cinco anos não pagam e as maiores de 14 de 8 a 10 euros. Assim se seu filho tiver 6 ou 7, você pagará um valor intermediário.Como vê nada muito elevado, comparado a magnitude desse lugar.

Quem já o visitou não se arrependeu. Eu o fiz, e lhe recomendo. Atração essa, indicada para toda a família.

Local: Parque temático- Portugal dos Pequenitos

Endereço: Rossio de Santa Clara- Coimbra

Tel: 239 801 170/1

Email:portugalpequenitos@fbb.pt