O Mondego, de doces e claras águas, dá asas aos nossos pensamentos

Quando você chegar a Portugal, com certeza logo vai se deparar com o rio Mondego, o qual tem o seu curso inteiramente em território Português. Nascendo na Serra da Estrela e com sua foz próxima a cidade Figueira da Foz, ele embeleza Coimbra, cidade a qual banha.

Em julho de 2004, em sua Margem, foi inaugurado o Parque Verde do Mondego, espaço repleto de arvoredos, cujo tamanho é consideravelmente grande, ideal para o lazer e atividades em contato com a natureza.

Se você está viajando coma família, esse será um dos muitos lugares da linda Coimbra, que suas crianças irão adorar, pois há bicicletas e karts para alugar, além de muitas outras diversões para toda a família. Há também a possibilidade de se tomar um lanche nas margens do rio, visto que há restaurantes, lanchonetes e cafeterias por lá. Na verdade,ele  é um conjunto de pleno entretenimento e lazer com um visual inigualável.Espaço de convivência com amigos e familiares, que faz os pensamentos divagarem ,tirando qualquer um do estresse em poucas horas.

Esse rio é talvez a maior fonte de inspiração dos poetas, visto que sua beleza sempre os seduziu. Até mesmo o fado de Coimbra a enfatiza, trazendo para a melodia toda a graça e encantamento de suas águas.

Bem, para você poder comprovar tudo isso, nada melhor do que fazer um passeio de barco pelo rio. Há um percurso a bordo do Basófias, que é fantástico. Este dura aproximadamente uma hora e passa por lugares incríveis, que valem a pena você conhecer, como por exemplo a Ponte de Santa Clara,Ponte Açude, Praça da Canção, Quinta das Varandas, entre outros. Caso o seu filho também demonstre interesse, saiba que crianças com menos de 10 anos não pagam.

O Mondego também chamou a minha atenção, quando vi turistas fazendo seu passeio de canoa. Há um bom equipamento por lá, que faz deste, algo tão seguro, quanto divertido.

A descida do rio tem início em Penacova e nos oferece rotas diferentes. Assim, se você for um amante do sol, como eu, pode aproveitar para ficar bronzeado, enquanto visita as praias ou mesmo as pontes e as torres. Os percursos variam de três a cinco horas e a escolha é sua. Além disso, há algo especial reservado para os casais românticos que é o passeio noturno.A descida

feita a luz do luar, facilita sua imersão na nostálgica alma portuguesa, fazendo com que você após fazê-la, aprecie ainda mais a tradicional cidade de Coimbra e o povo que dela faz parte.

Os preços para essas pequenas aventuras são bem razoáveis e você ainda pode contar com o rappel ou a escalada, se quiser. Bem, como você já deve ter percebido, o passeio ao Mondego irá agradar a todas as faixas etárias. Ele é ponto de diversão garantida para suas férias.