A Universidade de Coimbra, agora faz parte do patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura (UNESCO).

Orgulho lusitano, a Universidade de Coimbra, conhecida mundialmente, foi elevada a Patrimônio Mundial pela UNESCO, motivo de comemorações e festa.
A Universidade de Coimbra, fundada em 1290, não só tem uma riqueza arquitetônica incomparável e merecedora de tal prêmio, mas sobre tudo foi reconhecida, pelo valor universal da cultura e da língua portuguesa, o que faz da mesma e da zona histórica da cidade, parada obrigatória para turistas tanto portugueses, como de diversas partes do mundo.
Segundo o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, essa nomeação, só trará benefícios à cidade, a nível econômico e de turismo, o qual com certeza aumentará ainda mais.
Coimbra é uma cidade linda marcada por pontos históricos de uma beleza indescritível, portanto acredita-se que esta distinção trará ainda mais curiosidade por parte dos estrangeiros e mesmo dos portugueses, não residentes na cidade, de fazer uma visita e desfrutar dessa maravilha, enriquecendo ainda mais a sua cultura.
A Universidade de Coimbra oferece hoje em dia, todos os graus acadêmicos em Engenharia, Direito, Letras, Medicina, Farmácia, Psicologia, Arquitetura, Ciências da Educação e Sociais como também, Esporte.
Ela possui aproximadamente 20 mil estudantes, entre eles diversos vindos de fora em busca de uma educação mais requintada, de primeira qualidade. Assim, ela abriga uma das maiores comunidades, no que se refere a estudantes internacionais. Além disso, pode-se dizer que ela é a universidade mais cosmopolita de Portugal.
A Universidade de Coimbra se divide em três pólos, sendo que no primeiro fica todo o serviço administrativo, em conjunto com o centro histórico da Faculdade de Direito, de Letras e de Psicologia, como também os Departamentos de Ciências da Vida, Química, Física, Arquitetura, Bioquímica, Geografia, Geologia e Matemática, completando o setor com o Edifício da Biblioteca Geral e Arquivo.
O segundo é o pólo da Engenharia, onde ficam localizados os departamentos de Engenharia Mecânica, Eletrotécnica e de Computadores.
No terceiro pólo fica o curso de Ciências da Saúde, como Farmácia, Medicina, onde há também, aqueles de pré e pós- graduação, e o Mestrado integrado de Ciências Farmacêuticas e Medicina.
Como se pode observar, ela não poderia ser mais completa e merecedora de tal homenagem.
A Universidade de Coimbra é considerada a Faculdade mais antiga do Mundo. Em 1972 foi criada a Faculdade de Economia, sendo está a única que está afastada dos outros três pólos, situada num Palacete da Avenida Dias da Silva.