Com certeza, você já ouviu falar da tão famosa Universidade de Coimbra, e talvez, tenha até vontade de estudar na mesma. Levando em conta satisfazer a sua curiosidade aguçada, lhe relatarei um pouco de seu contexto histórico, sua arquitetura ímpar, cheia de tradições e riqueza cultural.
Faremos um percurso juntos, uma viagem no tempo, onde você se encantará com as curiosidades encontradas em suas artérias menos exploradas.
Abrangendo oito faculdades diferentes, a Universidade de Coimbra presenteia a população de sua bela cidade e aos turistas, com uma gama enorme de conhecimentos diversificados, talvez uma das maiores e ricas de todo o mundo. A começar por sua arquitetura exuberante,que preserva as raízes lusitanas, fazendo nos penetrar na alma dos poetas portugueses, mesmo com uma simples visita.
Pode-se dizer que ela é uma das universidades mais antigas, visto que o início de sua história data do século XIII. Com cursos variados, ela oferece diversas áreas de graduação. Entre os cursos mais procurados estão os de Arquitetura, Engenharia, Direito e Medicina. Todos proporcionando uma qualificação incontestável, digna daqueles, que buscam por uma formação de padrão.

Estudante em Coimbra A Universidade tem uma média de 20 mil estudantes, muita deles estrangeiros. Sua localização primeira foi Lisboa. Lá, ela ficou até o ano de 1537, e então graças a D.João III, hoje se encontra em Coimbra. No ano de 1309, ela recebeu seus primeiros estatutos, os segundos foram outorgados bem mais tarde, no reinado de D.João I, e em 1503, quando o rei era D.Manuel I, ela recebeu os terceiros.
Uma curiosidade sobre essa Universidade, é que desde o reinado de D.Manuel I, todos os Reis de Portugal, chamados a partir de então de “Protectores”, passaram a influir em sua gestão, nomeando os professores e emitindo os estatutos da mesma. Como você vê, essa Universidade tem uma trajetória histórica, como nenhuma outra.
Na verdade, a Universidade de Coimbra é parada obrigatória, para todos, que estão de visita a cidade. Se o seu sonho é ingressar em um de seus cursos, vale à pena conhecer um pouco mais sobre eles. Um dos mais antigos oferecidos por esta instituição é o curso de Letras, que herdou as instalações da tão antiga e famosa Faculdade de Teologia. Há também o de Direito, com aulas ministradas por docentes de renome nacional e internacional. O de Medicina, que realmente dispensa comentários, tal é a sua excelência. O de Tecnologia, que abrange onze departamentos, que cobrem áreas específicas, como Ciências Exatas, Físicas e Naturais. Além destes, há ainda os de Arquitetura e Antropologia. Contudo, caso você seja interessado em Farmácia, Economia, Psicologia e até mesmo Educação Física, hoje em dia já existem graduações nestas áreas.
Em 1945, a Universidade de Coimbra teve a sua maior alteração histórica, quando grande parte da área residencial da alta foi derrubada ,e lá foi construída a moderna Universidade, que até aquele momento era localizada no Paço Real. Essa obra tão significativa foi concluída em 1969.

Torre da cabra - CoimbraA torre da Universidade De Coimbra tem 33,5 metros de altura, ela é emblemática, e quando em Coimbra, é impossível não vê-la. Em seu topo, há um mirante, assim você poderá além de tudo desfrutar de uma vista maravilhosa da cidade e do Vale do Mondego. Uma dado pitoresco sobre ela, é que lá há também a “cabra”, que marcava a hora, que os estudantes deviam acordar e se recolher.
Hoje em dia, devido à imensidão de seu território, a Universidade se divide em três pólos
No Pólo I, temos a reitoria e os serviços administrativos, além da Universidade de Direito. Também na alta, ficam os departamentos de Bioquímica, Ciências, Física, Química, Geologia, Matemática e Psicologia. Nesse pólo se situa a biblioteca da Universidade, uma jóia para os amantes da boa literatura.
No Pólo II, há os cursos de Engenharia, abrangendo todas as suas especialidades, Eletrotécnicas, Civil, Química, Engenharia Informática e Mecânica. Esse pólo constitui-se em um marco da arquitetura contemporânea, idealizada pelos arquitetos Camilo Cortesão e Mercês Vieira.A obra é belíssima e para você ter uma ideia de sua importância, ela foi no ano de 2000 selecionada para o receber o Prêmio da União Européia , referente ao seu projeto contemporâneo.
No Pólo III, ou melhor, dizendo Pólo das Ciências da Saúde, se situam as faculdades de Medicina e Saúde, tão tradicionais e bem vistas por toda a população.
Em 1972, surgiu a Faculdade de Economia, essa fica distante dos três outros pólos.
A Universidade de Coimbra é candidata a ser patrimônio mundial da UNESCO, isso só tem a trazer valor para o estabelecimento de ensino, e orgulho para os nascidos na encantadora Coimbra. O resultado tão esperado, será divulgado no final do próximo ano
Nós turistas, só temos a agradecer, quando em Coimbra, por essa oportunidade tão fantástica e única, que é compartilhar com o seu povo de tamanha riqueza.

Website: http://www.uc.pt

Facebook: http://www.facebook.com/UnivdeCoimbra