A Capela de São Miguel, construída no início do século XVI, de valor inestimável

Quando você estiver passeando pela bela e histórica cidade de Coimbra, com certeza irá visitar sua famosa universidade, a qual possui monumentos imperdíveis, que realmente valem à pena serem vistos e apreciados mais de perto. Você não somente enriquecerá sua alma, com as belezas de uma época distante, mas ainda tão presente em nossos corações como também aprenderá muito sobre a cultura lusitana.

Entre os monumentos do Paço das Escolas, chamo a sua atenção para a Capela de São Miguel, construída entre 1517 e 1522, toda no estilo manuelino. Na verdade, esta foi remodelada mais tarde, nos séculos XVII e XVIII.

O Portal principal da Capela de São Miguel é um exemplo de pura arte, planejado por Marcos Pires e Diogo Castilho.

Você com certeza se impressionará com sua arquitetura e decoração. De encontro ao altar nos deparamos com um painel de talha dourada, que faz realçar sua pintura belíssima. Ótimo exemplo da arte maneirista da época, entre o Renascimento e o Barroco. Esse quadro retrata um pouco sobre a vida de cristo. As  paredes da Capela, em um estilo próprio português,são cobertas de azulejos do século XVII,todos fabricados em Lisboa e em Coimbra.

Outro destaque, pertencente a esta jóia lusitana, que é a capela de São Miguel, é uma escultura de Santa Catarina, padroeira dos Estudantes, linda obra de arte de autoria do monge beneditino, Frei Cipriano da Cruz. Suas colunas são coríntias, muito trabalhadas. Além disso, a porta do sacrário é clássica, assim como todos os anjos que complementam a sua decoração, dando-lhe graça e magia.

A música de seu órgão proporciona a união entre a arte e a tecnologia em momentos de puro encantamento.

Com uma decoração “chinoiserie” dourada, o vermelho presente no altar tem um realce todo especial.

Bem, Coimbra é diversão, entretenimento e cultura, tudo isso em uma única cidade. A Universidade de Coimbra e, por conseguinte a Capela de São Miguel, que é um dos edifícios de maior destaque da mesma, será classificada como Patrimônio Mundial da Humanidade, nada mais justo para um lugar tão único e de tanta representatividade em todo o mundo.

Após esta visita, caso você tenha sido aguçado a conhecer mais sobre a arte dessa época, saiba que anexo a capela, há o Museu de Arte Sacra, que conta com coleções belíssimas de esculturas barrocas.

Para maiores informações, entre em contato com a Universidade de Coimbra.

Endereço: Paço das Escolas -3000-451-Coimbra

Tel: 239 859 818

pt-br. facebook.com/pages/Coimbra/397

www.uc.pt