A Praça do Comércio e a Praça 8 de Maio, lugares, que merecem a sua visita, na Baixa Coimbra.
Quando estiver em Coimbra, perceberá que o centro da cidade se divide em Baixa e Alta e tanto em uma como outra há vairos locais de Coimbra a visitar.
Essa divisão distingue o lugar onde viviam os estudantes, a nobreza e o clero, denominada de “Alta”, da parte comercial, dos artesanatos e bairros ribeirinhos, então chamada de “Baixa”. Atualmente, ambos são lugares privilegiados, repletos de história, ricos de cultura, e ótimos para o lazer de toda a família.
Descreverei aqui a Baixa Coimbra, ou seja, a zona central da cidade. Ao norte, como que delimitando a aérea, temos a Casa do Sal, e como área verde, o Parque Doutor Manuel Braga, ao sul o Mercado Municipal D.Pedro V e o famoso Rio Mondego a oeste.
Ao visitar Coimbra, você terá o privilégio de andar em suas ruas e respirar um pouco de sua história, encontrará lugares, onde o verde impera, mas também edifícios centenários, onde a cultura e o lazer se encontram. É na Baixa Coimbra, que você poderá fazer suas compras, o comércio , fica de portas abertas, até mesmo no sábado.Além disso, vários eventos acontecem por lá, devido ao grande número de restaurantes, bares e hotéis, que fazem a vida de você turista, muito mais fácil , cheia de conforto e repleta de animação, quando de passagem pela cidade.A gastronomia do lugar, proporciona eventos de tempos em tempos imperdíveis, como foi o caso, da inesquecível Noite Branca e da deliciosa Noite Temática do Bacalhau, acontecimentos estes, que contaram com a participação de diversos estabelecimentos comerciais.Como vê, na Baixa Coimbra, você também tem diversão garantida.
Quando estive por lá, pude tomar parte em alguns workshops, todos muito interessantes. Caso você tenha filhos, vale a pena se informar da programação, ao chegar à cidade, pois a garotada adora o workshop de dança por exemplo, para crianças de 6 a 12 anos.Este geralmente acontece na época da Páscoa.Há também aqueles ligados a animação, onde as imagens animadas, têm como cenário a Baixa Coimbra.Além de instruir, estas e muitas outras oficinas , divertirão o seu filho e não lhe custarão nada, pois a maioria delas é grátis.Na verdade,essas atividades, fizeram parte de uma inovação que a cidade se propôs a fazer e que deu muito certo, afinal brincadeiras lúdicas para pais e filhos e um ambiente gostoso , relaxante e cultural é tudo o que podemos querer para umas férias em família.
Vale à pena, escolher o seu hotel em Coimbra na Baixa e passar uns dias na Baixa Coimbra, para comprovar, o quanto de bom ela tem para lhe oferecer.